Texto na alfabetização II - Explorando o texto!
Texto na alfabetização II - Explorando o texto!
Muitos colegas preferem iniciar as atividades de alfabetização com texto.
Já me perguntaram como posso aproveitar o texto no processo de alfabetização? Apresento como forma introdutória ou informativa e depois parto para as palavras?
Não!!!
O texto não pode ser uma parte fragmentada da aula!
Agora vamos cantar a música "Era uma casa" fazer um desenho e pendurar na parede!
Já sei: trabalho a palavra casa e pronto!
Tá morno...
O texto deve ser espremido até o bagaço esfarelar , SEMPRE!
Muitas crianças têm dificuldades em produção textual, pois o professor só trabalha palavras e sílabas soltas, assim, o aluno não tem exemplo de produção.
Criar possibilidades do aluno conhecer o texto desenvolve a sua capacidade de produzir, interpretar e lê textos sem medo!
Muitas crianças têm dificuldades em produção textual, pois o professor só trabalha palavras e sílabas soltas, assim, o aluno não tem exemplo de produção.
Criar possibilidades do aluno conhecer o texto desenvolve a sua capacidade de produzir, interpretar e lê textos sem medo!
No inicio da alfabetização escolha um texto pequeno
1º A partir do título estimule a curiosidade da criança à que se refere o texto (O título da pista sobre a ideia principal do autor e isso será importante para a vida toda)
2º leia o texto com intonação, dê vida à ele! ( desta forma as crianças ao fazerem suas leituras vão agir da mesma forma!)
3º O texto que será trabalhado ,deve ser escrito de maneira que a criança possa voltar para consultá-lo ou lê-lo. ( coloque em cartaz que fique exposto na sala, se não for possível, cole o texto no caderno)
4º Ao ler o texto, aponte palavra por palavra, para a criança fazer a relação entre a palavra oral e escrita. Também é uma forma de familiarizar os alunos identificarem as palavras que serão trabalhadas no futuro.
5º Leia junto com os alunos o texto novamente. ( Sempre apontando as palavras)
6º Brinque com a turma perguntando onde está escrito uma determinada palavra, peça que um aluno vá ao quadro e circule a palavra ou faça uma gravura dela ou os dois!( deixe ele fazer o desenho do jeito dele, para não inibir.Se pedir ajuda, pode ajudá-lo)
7º Após a exploração das palavras você pode fazer as seguintes atividades, que podem ser individual ou em dupla depende do nível da criança ou da turma):
- Ordenação das frases (pode ser colar as tiras de papel na ordem do texto );
- Ordenação das palavras ( escolher uma frase e colocar fora de ordem as palavras e pedir para remontá-la);
- Bingo das palavras ( Veja como trabalhar bingo contextualizado : https://pensandoemalfabetizao.blogspot.com/2017/09/texto-na-alfabetizacao-iii.html
8º Trabalhe as frases do texto ( veja sugestões de como trabalhar : https://pensandoemalfabetizao.blogspot.com/2010/03/textos-na-alfabetizacao-i-brincando-com.html )
9º Separe as sílabas ou letras das palavras chaves e peça para as crianças reconstruí-las com o alfabeto móvel e copiá-las no caderno)
10º Procure palavras que inicie ou termine com palavras selecionadas do texto, para ampliar o vocabulário ou trabalhar uma sílaba. Ex:
casa teto
camelo Teresa
cama Tiro
Se o aluno trocar as vogais, não tem problema, pois você pode aproveitar e trabalhar as outras sílabas do grupo da letra
casa teto
camelo Teresa
cama Tiro
Se o aluno trocar as vogais, não tem problema, pois você pode aproveitar e trabalhar as outras sílabas do grupo da letra
11º Faça uma leitura oral e coletiva durante os dias que for trabalhar o texto, antes de iniciar a aula.
12º Faça uma produção textual coletiva usando palavras do texto, assim possibilita o aluno de visualizar as palavras em outro contexto.
13º Faça um autoditado com as palavras do texto.
14º Troque as palavras do texto por outras, assim podem reescrever um novo texto e mostrar q as palavras no texto não são rígidas, permitindo o aluno ser mais criativo.
Então! mãos à obra!
12º Faça uma produção textual coletiva usando palavras do texto, assim possibilita o aluno de visualizar as palavras em outro contexto.
13º Faça um autoditado com as palavras do texto.
14º Troque as palavras do texto por outras, assim podem reescrever um novo texto e mostrar q as palavras no texto não são rígidas, permitindo o aluno ser mais criativo.
Então! mãos à obra!
parabéns por esse blog, vou recomendar esse conteúdo para os profs no colegio objetivo zona norte sp adorei seu blog
ResponderExcluir