Para que serve a hora das novidades?




Você já percebeu que muitos autores colocam que é necessário partir da realidade do aluno para fazer o planejamento?


A hora da novidade é um momento deste!


A atividade consiste em cada dia ou uma vez por semana ( o Professor determina a frequência ou o direcionamento desta atividade), um grupo de alunos ou a turma toda (sempre tem aluno que esquece de trazer) deverá levar para sala de aula algo que de importante para ele. Pode ser um animal de estimação, um jogo, um objeto, um brinquedo, uma informação, ou um relato significativo para o aluno.


Esta atividade pode se tornar longa e é interessante que o professor controle o horário de acordo com o interesse da turma. Se perceber agitação, pode passar para outra atividade. Determinar o tempo de cada aluno, mesmo que acabe antes. Ser fiel ao combinado, pois será injusta com os outros colegas.


Anotar aquilo que interessou mais aos alunos e pegar como base para a temática do seu planejamento.


Ex: Um aluno trouxe um relato sobre o seu cachorro. Por que não fazer atividades de pesquisa sobre animais doméstico? Ou trabalhar a própria palavra? Ou falar sobre animais de estimação.






Uma outra atividade é fazer um questionário com os pais. Alguns interesses vão facilitar na sua alfabetização.


Pergunte:


Quantos vivem com o aluno? Quantos são?


De que costuma brincar?Em que local? Com que frequência?


No final de semana o que ele faz?


Em que cômodo da casa ele estuda?Sozinho?Qual horário?


Que bichos ele gosta?


Que brinquedos ele gosta?Quanto tempo costuma brincar?


Tem livros? Quais?




Apartir desta pesquisa você pode descobrir as habilidades dos alunos e se surpreender!!


Lembra da Zona de desenvolvimento Proximal ? Observar as habilidades do aluno proporcionando uma melhor aprendizagem com menor dificuldade! Investigando cada aluno, principalmente aquele que tem mais dificuldade, você pode encontrar o caminho para o seu interesse?












Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A PREGUICINHA

Textos na alfabetização I- Brincando com as palavras nas frases