Textos na alfabetização I- Brincando com as palavras nas frases

- Opera com o conhecimento intuitivo da língua
- Usa a língua o tempo todo, desenvolvendo o seu desempenho
- Depreende os constituintes, faz associações e estabelece relações
- Busca sentido naquilo que lê, produz novas significações
- Sente Gosto Pela Leitura
- Vê Valorizada a sua palavra
O MARCIO JOGA FUTEBOL NO RECREIO
Na identificação das constituintes da oração é utilizado perguntas feitas pela professora:
a. QUEM?- Sintagma Nominal Sujeito
QUEM joga bola no recreio?
b.O QUE? -Sintagma Nominal de Objeto:
O QUE o Marcio joga ?
C. O QUE É QUE ?-Sintagma Verbal
O QUE É QUE o Marcio faz?
D. EM QUE LUGAR (ou onde)Sintagma Adverbial:
EM QUE LUGAR (OU ONDE) o Marcio joga Futebol?
A medida que as constituintes forem identificadas elas podem ser substituídas na oração:
Podemos perguntar: Quem mais pode jogar futebol no recreio?
Cada criança dará a sua resposta que ampliará sua compreensão do texto trabalhado:
- A Ana
- O João
- Toda a turma
Além disto, a substituição pode trabalhar pronomes, artigo, feminino masculino,plural e singular, de forma explicita ou não, depende do professor.
O que que mais Marcio pode Jogar no recreio?
- peteca
- queimada
- carta
- o que ele quiser
O que mais Marcio faz no recreio?
- merenda no recreio
- lê um livro no recreio
- brinca
- conversa com os colegas
Este tipo de atividade enriquece o vocabulário e permite que estas regras gramaticais sejam implementadas em qualquer época da alfabetização.
Retirada do livro: Alfabetização-Nova alternativa Didática. Heloisa Vilas Boas
Exemplos destas atividades:
Vc pode mandar o metodo dela a minha pessoa?
ResponderExcluirPor favor mande.
O método dela é o natural.
ExcluirO método dela é o natural.
ExcluirOiii gostaria de podê ter acesso a exemplos de atividades do assunto acima trabalho ...
ResponderExcluirHeloisa Villas Boas possui referências na internet. Essas atividades foram tiradas do livro Alfabetização outras questões , outras histórias.
ResponderExcluir