LETRAMENTO COMEÇA (CLARO) NA EDUCAÇÃO INFANTIL!!

Estive observando algumas falas de professores da Educação Infantil e fiquei muito preocupada.
Como assim alfabetizar na Educação Infantil?

Vejo algumas professoras levantando esta bandeira e esquecendo o papel principal da Educação Infantil:  APRESENTAÇÃO DO MUNDO!!!

Apresentação do mundo? Como?

Uma boa parte das crianças (se não a maioria) vão para a escola sem descobrir suas habilidades. Não conhece o mundo das artes, das brincadeiras, da literatura, da linguagem, das Ciências e muito mais e o professor está preocupado em que a criança repita 10 vezes a letra A e ainda fica estressado quando  ela não consegue. O que é A?
Por que devemos apresentar as diferentes linguagens para a criança na Ed. infantil?


Sabemos que até os 5 ou 6 anos a criança ainda está fazendo ativamente a  sinapse*  e dependendo do estímulo externo ela pode desenvolver várias áreas do célebro. Se estas áreas não forem estimulada até esta faixa de idade, dificilmente ela terá facilidade de aprender nos anos seguinte.Logo, se não tiver estímulo para a leitura, dificilmente será um leitor nato; ou se não tiver uma educação musical,poderá não ter aptidão para a música ou dança e assim...
Logo, quer estimular a coordenação motora das crianças? Dê tinta guache e deixe ele pintar com dedo ou pincel; coloque música para eles dançar, faça uma banda! Quer que a criança aprenda a contar e a entender a funcionalidade da leitura: Pegue um livro de receita leia com eles, faça uma lista de compras e depois faça uma compra  com certeza quando bem estimulada a criança vai aprender no seu tempo certo!!!



*A sinapse é uma região de comunicação entre os neurônios ou entre neurônios e células musculares e epiteliais glandulares.

Comentários

  1. Amei suas observações!!! Parabéns!!! Estou levando o texto para o meu blog, ok? Com os devidos créditos

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Para que serve a hora das novidades?

A PREGUICINHA

Textos na alfabetização I- Brincando com as palavras nas frases