sexta-feira, 9 de abril de 2010

ROTINA DIÁRIA NÃO DEVE SER DESCONSIDERADA



Alguns professores não consideram que determinadas rotinas diárias influenciam na aprendizagem do aluno.

As atividades de rotina ajuda o aluno a se estruturar internamente quanto ao andamento dentro da sala de aula, além de adquirir hábitos que pode levar para a sua vida toda. Não só a criança se organiza, como também o professor.

Além disto, as crianças não são pegas de surpresa e por fim elas acabam criando uma autonomia que caso o professor esqueça, falte ou designe responsabilidade a um ajudante elas acabam estabelecendo o andamento dentro da sala de aula.
É importante que o professor trabalhe para que o aluno tome consciência das atividades que estão sendo apresentadas. Para isto, não deve trabalhar somente em algumas semanas e depois retirá-las da rotina. Proporcione na prática a importância da organização e os alunos aprendenderão  naturalmente.


ALGUMAS SUGESTÕES PARA ORGANIZAÇÃO DA ROTINA:

  • CHEGADA
O professor pode criar como rotina uma brincadeira em que os alunos vão sentar agrupados de acordo com algo que ele queira trabalhar e assim desestruturar guetos na sala de aula. Exemplos disto é: Os alunos receberão na entrada fichas coloridas, bolinhas coloridas ou outros objetos onde os alunos deverão procurar quem tem igual ou que pertença ao mesmo grupo que o seu e assim devem sentar juntos.
Este fato virando rotina, permite que na proposta de divisão de grupos para uma determinada atividade, não acarretará problemas comuns quando acontece movimentação livre na sala, como o aluno que não quer sentar com o outro, alunos que desviam a atenção de outros durante a troca de grupos, etc. Além disto, possibilita uma movimentação rápida, que não atrasará a atividade, pois os alunos já estarão acostumados.
.

  • ATIVIDADES DE LEITURA INCIDENTAL
Chamadas, leitura do alfabeto, leitura do texto trabalhado,das palavras chaves,, calendário,janelinha do tempo, etc.
  • LEITURA DAS REGRAS DE CONDUTA ELABORADA PELOS ALUNOS
Mais que importante é elaborar estar normas com os alunos é relembrá-las sempre, além de discutí-las no final da aula. A regra para a criança é fundamental para a sua conduta e muitos professores acabam colocando-as de lado tornando-a apenas mais um cartaz na sala. A COERÊNCIA deve existir sempre na utilização destas regras e os alunos devem saber que o professor está disposto a colocá-las em prática até o fim da aula e até o final do ano.
Caso o aluno perceba que houve uma quebra nas regras que foram elaboradas por eles, o professor PERDE O DOMÍNIO DA TURMA, inclusive e na Educação Infantil!

  • RODA DA HISTÓRIA
Pode-se apresentar uma história por dia ou contá-la em capítulos, ou ser um horário para as crianças contarem uma novidade ou até mesmo a professora.
  • AVALIAÇÃO
O professor faz um relatório com os alunos, num bloco de notas ou oralmente, sobre as atividades que foram realizadas pelos alunos e as crianças colocam as impressões. Nesta hora o professor pode aproveitar e fazer uma auto-avaliação de cada aluno, em relação as suas atitudes durante a aula (comportamento, participação, desempenho nas atividades,etc).

Lembre-se que são sugestões de atividades para a sala de aula, mas o professor pode criar a sua própria rotina. Apenas organize o seu dia de aula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário