O QUE AS CRIANÇAS APRENDEM A PARTIR DO NOME PRÓPRIO


1. A diferença entre nome e desenho

2. A diferença entre letras e números

3. A diferença entre letras e rabiscos

4.O caráter discreto das letras. As distinções entre diferentes letras.

5.a orientação esquerda-direita do nome da escrita.

6.A quantidade de letra do nome e a ordem em que estão escritas.

7.Que o que se escreve serve, de fato, para algo concreto.

8. Os nomes das letras e outras associações das letras ( " O Ce , o [k] de Carmem" , "A letra de Carmem"). Costuma-se ser complexo o ensino deste fonema e o nome proporciona uma exemplificação concreta!

9. Um amplo repertório de letras, senão todas);

10. Um exercício grafomotor ao escrever. Um exercício de memorização ao ler.

11. Uma fonte de consulta e uma coleção muito importante de recursos para aprender as letras, escrever qualquer outro nome, etc.

12. É um texto com autêntico significado para a criança (...) É extremamente motivador.


Retirado do livro;

Escrever e Ler: como as crianças aprendem e como o professor pode ensiná-las a escrever e a ler;trad. Ernani Rosa. Porto alegre: Artes Médicas Sul, 200, p.134

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