Tem ruído na alfabetização? Não esqueça de trabalhar o PAC!
Estou muito tempo sem publicar, mas hoje senti a necessidade de falar sobre um assunto que está diretamente me afetando e incomodando!
Cheguei a conclusão de que muitas crianças são guerreiras ! Mesmo tendo muitos obstáculos ... aprendem! É claro que algumas ainda ficam com resquícios de dificuldades, após a fase da alfabetização, mas mesmo assim, são guerreiras!!
Alguns anos, é comum em consultórios fonoaudiológicos um exame chamado avaliação do PAC (Processamento Auditivo Central). Com ele, é avaliado se a criança possui algum tipo de dificuldade entre aquilo que ela escuta (ou não escuta) e aquilo que ela compreende e interpreta! Pasmem!
Porém, um exame desse não é comum, mas quando acha...é caro!
Então, o que devemos fazer?!!
Não somos fonoaudióloga, claro! ( Só faltava essa!) Mas podemos fazer atividades que possam estimular a criança desenvolver o Processamento Auditivo Central!
Mas antes vou esclarecer o que afeta:
Há crianças que conseguem ouvir bem quando o som propaga pelos dois ouvidos. Porém, se o som propaga apenas em uma orelha (ou a esquerda ou a direita), ele já não consegue interpretar ou/e analisar o que foi ouvido (seja enunciado, palavras ou até sons não verbais) adequadamente.
Alteração na orelha direita: as implicações desta alteração na compreensão da fala pode ser problemas na diferenciação dos sons da fala,acentuação, extensão da palavra e ritmo.
Alteração na orelha esquerda: as implicações desta alteração na compreensão da fala podem ser problemas na análise do conteúdo afetivo emocional da fala podendo ter implicações na compreensão de piadas, palavras de duplo sentido e realização de inferências.
O exame avalia outras capacidades, como a de ouvir com ruídos ao fundo, memória dos sons verbais(Que caso a criança não tenha desenvolvida pode ter dificuldade em compreensão de um discurso), etc.
Sugestões de atividades:
-Leitura de textos com uma música ao fundo.
-Tocar uma musica instrumental e pedir para os alunos identificarem quais os instrumentos estão tocando.(pode pedir para tapar uma orelha , para fazer a adivinhação
- Vendar os olhos dos alunos e fazer com que eles descubram a emoção do interlocutor através da voz (triste, alegre, raiva, preocupado...)
-treinar em tom alto a leitura de trava língua, verso,rimas, poesias, com bastante emoção e firmeza.
-soletrar palavras e inverter letra por letra( b-o-c-a/ a-c-o-b) ou sílabas (ca-bo). Os alunos poderão adivinhar de um colega que fala a palavra ao contrário. Pode até ser a palavra chave que está sendo trabalhada!Eles gostam deste jogo!
-Atividades que trabalham a concentração e o raciocínio (quebra cabeça, jogo da memória, caça palavra,palavras cruzadas) de preferência ouvindo música;
-repetição de sons seguindo uma sequência e o aluno tem que repetir na ordem ( pode ser sons de animais ou de objetos);
https://inclusaoaee.wordpress.com/2011/02/17/terapia-de-processamento-auditivo/
outras leituras:https://www.facebook.com/SouProfessorEMerecoRespeito/posts/790462541012249
http://www.profala.com/artaudio13.htm
Essas atividades devem começar desde da Ed. Infantil (a música é muito importante! Lembra do post que fiz?) http://pensandoemalfabetizao.blogspot.com/2012/10/letramento-comeca-claro-na-educacao.html
Lembre-se, que só quem pode diagnosticar é o fonoaudiólogo. Mas trabalhar com todos os alunos o PAC vai ajudar muito na aprendizagem!
Não esqueça de comentar!!
Luciene, adorei tua postagem sobre o PAC, especialmente as dicas e sugestões de trabalho em sala de aula. Parabéns pelo blog! Obrigada pela visitinha no "Alfabetização Divertida"! Bjs... PS: tô te seguindo
ResponderExcluir