O QUE AS CRIANÇAS APRENDEM A PARTIR DO NOME PRÓPRIO

1. A diferença entre nome e desenho
2. A diferença entre letras e números
3. A diferença entre letras e rabiscos
4.O caráter discreto das letras. As distinções entre diferentes letras.
5.a orientação esquerda-direita do nome da escrita.
6.A quantidade de letra do nome e a ordem em que estão escritas.
7.Que o que se escreve serve, de fato, para algo concreto.
8. Os nomes das letras e outras associações das letras ( " O Ce , o [k] de Carmem" , "A letra de Carmem"). Costuma-se ser complexo o ensino deste fonema e o nome proporciona uma exemplificação concreta!
9. Um amplo repertório de letras, senão todas);
10. Um exercício grafomotor ao escrever. Um exercício de memorização ao ler.
11. Uma fonte de consulta e uma coleção muito importante de recursos para aprender as letras, escrever qualquer outro nome, etc.
12. É um texto com autêntico significado para a criança (...) É extremamente motivador.
Retirado do livro;
Escrever e Ler: como as crianças aprendem e como o professor pode ensiná-las a escrever e a ler;trad. Ernani Rosa. Porto alegre: Artes Médicas Sul, 200, p.134
Sugestões de atividades: http://www.scribd.com/doc/6689742/Atividades-Com-Nome-Dos-Alunos
Comentários
Postar um comentário